terça-feira, 10 de abril de 2012

Como as mulheres cristãs devem se vestir

Faz mais de oito anos que eu me converti ao Evangelho de Jesus Cristo. E antes de me converter eu tinha um “pré – conceito” sobre o modo como as mulheres “crentes” se vestiam. Assim que me converti fui congregar na Assembléia de Deus, onde as mulheres usam saia, blusa de manga, não usam maquiagem, nem brincos. E eu era a vaidade em pessoa, pensei: Não vou consegui ficar aqui, como viverei sem meus brincos, sem minha maquiagem?
Com o passar do tempo fui vendo que muita coisa era nóia da minha cabeça. E pouco a pouco fui construindo um novo estilo de me vestir para combinar com meu novo estilo de viver. E descobri que é possível sim uma mulher evangélica estar bonita e bem vestida. Bem vestida sem ser brega, cafona ou ficar parecendo uma “velha”.
Sempre trabalhei com confecções, cresci vendo minha mãe trabalhar com confecções, cresci lendo revistas de moda e querendo estar na moda! Então pra mim nesses oito anos vivi um desafio de adequar o que eu queria usar com o que eu deveria usar (Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23).
Muita gente falava pra mim: “Hellen não é pecado usar calça, maquiagem ou bijouteria”. Eu concordo, há várias denominações evangélicas onde as mulheres usam tudo isso e ainda não achei claramente na Biblia certas “regras” que vemos hoje. Eis alguns versiculos que falam sobre as vestes da mulher:
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”
1 Timóteo 2:9-10
“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.”
1 Pedro 3:3-6
Nesses versículos vemos claramente o aconselhamento de onde deve estar a nossa prioridade: em nosso relacionamento com Deus. Diante desses versículos eu aprendi que não adianta nos estarmos bonitas por fora e vazias por dentro. Usar calça, saia, vestido, blusa, maquiagem ou jóias está em segundo plano. Quantas de nós mulheres (inclusive eu) se arruma pra ir para igreja com pudor e modéstia, sem tranças, jóias ou maquiagem e esta com o coração cheio de raiva de alguém (pais, filhos, marido, vizinho, chefe, etc).  Não adianta! Mas isso não é motivo para dizermos que pra Deus só importa o interior, que eu posso usar qualquer roupa, que eu posso falar qualquer coisa que “Deus só quer meu coração”. Ao colocarmos isso na nossa cabeça só estamos enganando a nos mesmos. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19 . Deus quer o nosso corpo também! Deus quer nosso corpo e nossa alma, pois dele já é o Espirito que habita em nós. Hellen então vamos andar feias, desarrumadas, descabeladas? Não! Mas se nos não estivermos com nosso coração voltado para Deus, nada que esteja no nosso exterior vai contar.
Na Assembléia de Deus as mulheres tem uma “farda”: blusa de manga + saia. Já refleti muito sobre esse costume da nossa igreja e vamos concordar que não há melhor roupa para que a mulher esteja bem vestida. Infelizmente já há algum tempo vejo muitas mulheres (na maioria jovens) que pegam essa “farda” e deturpam totalmente o sentido desse costume. Como? É pra usar saia, mas usam saias curtissimas, é pra usar blusa de manga, mas arrumam um decote que ninguem sabe da onde veio. Sem falar nas maquiagens que ao inves de corrigir imperfeições (o que eu na minha humilde opinião não acho nada de mais) as deixam parecidas com ****guetes. Nesses casos muitos falam (e eu tambem): “se estivesse de calça estaria melhor”; “minha filha não é crente e não se veste assim”; “os pais dessa menina viram ela saindo assim?”.
Hoje essa é a nossa realidade. Podemos mudar isso? Podemos! Mulheres de todas as idades podem se vestir bem, ficarem bonitas se atentarem para nossa regra de fé: A Biblia. A Biblia fala de mulheres belas e que eram tementes a Deus (Raquel, Ester, Abigail)
As vezes vejo em sites de moda mulheres que não tem nenhum compromisso com a Palavra de Deus se vestirem tão bem, ficarem tão elegantes e penso poxa eu poderia usar essa roupa. E por que não? Talvez em um outro momento aquela atriz ou modelo vá vestir uma roupa que eu não usaria nem no escuro, então essa eu rejeito.  
Por estes pensamentos que tenho queridas leitoras, resolvi criar este blog. Quero escrever sobre as ideias que tenho sobre nós mulheres cristãs, sobre o modo como nos vestimos, como nos comportamos, como nos relacionamos. Espero fazer a diferença diante desta enxurrada de informação que borbulha na internet, para tanto que Deus me ajude.


23 comentários:

  1. Mesmo pensamento que o meu , faço suas palavras a minha...agora q vi todo seu blog serei sua seguidora..bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, muito sabia suas palavras, eu também sou da assembleia e procuro me vestir com reverencia também e acho que quando mas descente estiver a mulher mas bela ela fica e se agregando a um coração que serve realmente a Deus fica tudo ainda mas lindo! Vou visitar sempre seu blog gostei muito e bem natural. Bjs... Flavia! =*

    ResponderExcluir
  3. amei, concordo plenamente, vou divulgar para minhas amigas.

    ResponderExcluir
  4. Eu me converti a um ano e pouco e Deus me meoveu a mudar meu modo de me vestir de uma maneira radical. Gosto muito dos seus looks. Gostaria de saber sobre brincos porque aboli a calças jeans, blusas de alças mas ainda uso brincos, pequenos discretos mas uso... Nunca fui de usar acessórios mas acabei de fazer uma encomenda de bijux e nela tem um max colar... O que vc tem a me dizer sobre isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em tudo é preciso bom senso. Não sou contra brincos, calças, maquiagem. Costume é diferente de doutrina. Um costume de hoje, pode não ser o de anos vindouros, mas a doutrina não. A doutrina é imutável, é a que esta na Bíblia há séculos. Em Genesis 24:22 o servo de Abrãao deu jóias de presente a Rebeca quando viu que Deus tinha lhe mostrado a futura esposa de Isaac, o que dizer disto? Era o costume da época. Hoje vivemos diferentes costumes ao mesmo tempo. Cada denominação tem um costume diferente e acho que desde que este não contrarie a doutrina, não é maléfico. Na minha denominação não se usa brinco nem colares, então não uso e não me sinto mal com isso. Todos passamos por um processo de adaptação e libertação assim que nos convertemos, demora meses para alguns, anos para outros. Comprou um maxi colar? Ótimo, assim que chegar você usa e vê se sente bem. Comprei muitas coisas, roupas, cds depois que me converti e acabei vendo que não fazia mais parte do meu estilo de vida, depois acabei dando. Ore, seja sincera com Deus, que Ele vai te mostrar o que quer de você. A paz do Senhor!

      Excluir
    2. Obrigada amada... Deus te abençoe!!! Ès mesmo uma cristã chic rsrs. Concordo que Deus tem mesmo um particular com cada pessoa. Minha igreja é bem liberal não tem usos e costumes mas Deus me levou a mudar meu estilo de me vestir.
      Deus tem um chamdo particular para cada pessoa e tenho certeza que DEUS ama a nossa individualidade pois ele fez cada um de nós únicos com a ressalva de que pertencemos ao Corpo de Cristo.
      Nos moldar conforme nossa congregação é sinal de submissão a autoridade da igreja.
      Obrigada por suas palavras e continue postando suas roupas lindas!!!

      Ah sua loja fica onde???

      Excluir
  5. A Paz do Senhor! Eu sou evangélica "de nascimento" , tenho 25 anos, e nunca tinha lido/ouvido algo tão claro sobre as veste de uma mulher cristã! Adorei e pode ter certeza de que a partir de hj você terá mais uma leitora assídua!! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Hellen (com "H" e dois "Ls").

      Que bom que gostou do Blog! Adorei os Comentários. Fique a vontade para deixar suas dúvidas, sugestões, críticas e elogios. Assim podemos sempre melhorar a qualidade do Blog.

      Bjs

      Excluir
  6. Nossa, gostei muito do seu post mas fiquei com uma pulguinha atras da orelha, porque não é correto usar calça jeans? Mesmo se for na medida exata, sem marcar o corpo como vemos hoje em dia? Eu particularmente sei me comportar mais de calça que saia e meu namorado possui moto, o que dificultaria usar saia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum lugar está escrito que é errado usar calça jeans, mas como disse, é uma questão de costume da igreja. Na igreja que eu faço parte normalmente as mulheres só usam saia, mas todas nós sabemos que não é errado usar calça. Quando meu marido tinha moto também usava calça, mas confesso que só durante o trajeto trabalho-casa. Quando chegava no trabalho, tirava minha saia da bolsa e me trocava. Para mim, o que vale é o bom senso. A mulher pode estar vestida de qualquer jeito, desde que esteja decente. Mas respeito o costume da minha denominação, então praticamente só uso saia.
      Bjs

      Excluir
  7. Ahh sim, legal essa sua dica! Obrigado, e parabéns pelo blog, gostei muito da sua visão e da coragem de se expressar. Acredito que é o melhor trabalho evangelístico que existe, dar o exemplo da própria vida. Gosto muito de suas produções e mesmo a "conhecido" a pouco já tem me ajudado muito nos meus primeiros passos.. Que Deus te inspire diariamente, Hellen! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu penso da mesma forma que vc, não acho q é pecado usar calças, jóias e etc.
    Mais como temos o costume na igreja temos q obedecer.
    Adorei seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ?????
      Questione com argumentos e teremos uma boa e proveitosa discussão, acredito que podemos nos enriquecer debatendo idéias diferentes. Fica com Deus "Anônimo!

      Excluir
  9. Continue sendo um exemplo de Cristo e você será recompensada.

    ResponderExcluir
  10. Querida! estava procurando por blusas de manga e encontrei seu blog, gostei muito e tenho o mesmo pensamento seu,continue assim Deus se agrada da obediencia.bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Helena, fiquei encantada com seu blog! Nossa geração evangélica e também as que nao são precisam entender isso! Muito bem explicado, vê-se a asabedoria divina através das suas palavras. Um abraco, estarei visitando seus posts sempre!
    Deus abencoe!
    Alexsandra

    ResponderExcluir
  12. eu nao concordo.crista usa calça no passado. as santas mulheres jamais colocaria.mais hoje em dia. ta tudo liberado. jamais se sabe qem e crente ou quem nao e as veste das crista pra mim tem q se diferenciada. ja mais coloco uma calça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu quero dizer é que na Bíblia não esta escrito que as mulheres devem usar ~SAIA~ mas sim um traje honesto. Na minha opinião da pra saber quem é crente ou não mais pelas atitudes do que pelas roupas (não que isso não seja importante também). Quando me converti achava que todas as mulheres de saia eram santas, bondosas, compreensivas, honestas. Tinha essa imagem das pessoas da igreja sabe, mas quando passei a congregar, vi que todas são pessoas normais (tentando acertar claro), mas que também erram. Claro que a primeira impressão quando se vê uma mulher de saia é que ela é crente, mas se depois dessa primeira impressão não nos portamos como verdadeiros cristãos de nada adiantou a boa aparência. Bjs e A Paz do Senhor!

      Excluir
  13. Concertezaa um fato que ocorre . hoje em dia Beijus ameei o blog linda segue lá http://diario-de-belezapor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir