terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cuidado com a roupa que você sai de casa

Sábado antes de vir trabalhar estava assistindo a TV e achei muito interessante uma reportagem que passou.
O caso era o seguinte: homens estavam publicando fotos e vídeos de mulheres que eles mesmos faziam nas ruas, em ônibus, metrô e outros locais públicos. Só que não eram fotos aleatórias, o “fotógrafo” escolhia as mulheres que estivessem com roupas curtas, justas, grandes decotes e coisas desse tipo, tirava a foto sem a mulher perceber e depois publicava na internet. Um absurdo não é? Também achei.
Mas o que me chamou atenção foi o depoimento de um entrevistado (não sei o que ele era, se era policial, médico, psicólogo ou alguma outra autoridade, estava me arrumando para vir trabalhar então não gravei o que ele era). Fiquei esperando ele falar que isso era um absurdo, que quem fosse pego fazendo uma coisa dessas poderia ser processado, preso, levar uma surra, ou qualquer coisa do tipo. Para minha surpresa a resposta dele foi uma pancada na minha cabeça, sabe o que ele disse? Alguma coisa como (não me lembro exatamente, procurei o vídeo e não achei): “É muito difícil controlar esse tipo de coisa, até por que as mulheres que foram filmadas ou fotografadas sabiam que estavam em um ambiente público e mesmo assim escolheram usar essas roupas”.
 Alguém pode até achar a resposta dele machista, pois em algum nível dá a entender que a culpa é das mulheres e não do maníaco que fez isso, mas em parte concordo com ele. Ao sairmos de casa não sabemos com quem vamos nos deparar, isso vale para tudo: para o modo como nos vestimos nas ruas, para o que publicamos na internet, para o que falamos, para como dirigimos no trânsito e por ai vai. Sou da seguinte teoria: fez, falou, vestiu, postou? Então assuma. As mulheres que tiveram suas fotos divulgadas podem até achar ruim, mas elas não estavam vestidas daquele jeito mesmo em um local público? Então fica difícil a situação agora.
Acho diferente quando uma pessoa está na sua intimidade, num local reservado e isso é violado (casos recentes de Kate Middleton nas férias, Gisele Bundchen no meio de uma sessão de fotos para uma revista e Carolina Dieckmann).  Mesmo quando se tenta esconder ainda acontece uma coisa dessas, imagina você “colocando a cara na rua” de todo jeito?
Queridas leitoras, pensem nisso (Hellen, pense nisso também). E se tirassem uma foto sua hoje e publicassem na internet você teria vergonha?
Alguém viu essa reportagem ou sabe do vídeo?

2 comentários:

  1. Isso é muito interessante mesmo.. Meu avô costumava dizer que a gente só expõe aquilo que a gente quer vender..
    Isso eu carrego comigo sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... e agente sabendo que nosso corpo é Templo e morada do Espírito Santo? Aí é que tem que ter cuidado mesmo.

      Excluir